KAMARÁD é uma viagem pelas páginas de uma revista criada por crianças e jovens prisioneiros no campo de concentração de Theresienstadt, durante a Segunda Guerra Mundial e que contou com 22 edições.
Em dias sombrios, também a arte foi pão que distraía a fome e alimentava a capacidade de imaginar um outro presente e um futuro diferente, no contexto de um campo profundamente marcado pela sua intensa vida cultural da qual professores, músicos, actores e diversos artistas faziam trincheiras para resistir.
Debruçamo-nos sobre a resistência como acto performativo, como acto de criação e de afirmação da vida em oposição à morte.
De que forma a arte sobrevive e prolifera na ameaça de um fim iminente?
Qual o papel da arte e da educação nos tempos mais sombrios?
Iván e os seus camaradas criaram para se inscrever no mundo, assinando por fim o seu nome num pedaço de papel, daqueles raros de encontrar num campo de concentração.
direção artística Dennis Xavier e Sofia Moura
cocriação e movimento Leonor Barata
cocriação e interpretação Clara Spormann, Dennis Xavier, Gabriel Gomes, Sofia Moura
direção musical Dennis Xavier e Beatriz Mendes
intérpretes musicais Beatriz Mendes (trombone), Daniel Almeida (piano e acordeão) e Fábio Meneses (clarinete)
cenário e figurinos Ana Seia de Matos
desenho de Luz Vítor Freitas
fotografia e vídeo Luís Belo
parceiros YadVashem Jerusalém, YadVashem México, Museu do Holocausto do Porto, Beit Terezin, Memoshoah, Creta, Conservatório Regional de Viseu
agradecimentos Ana Paula Almeida, António Ferreira, Isabel Fonseca, Filomena Gato, Hugo Vaz, Luís Roque, Domingos Xavier, Vissaium XXI, Lugar Presente, New Hand Lab, Escola Secundária Emídio Navarro
produção Mochos no Telhado
promoção, difusão e agendamento Companhia Nacional de Espectáculos
financiamento Município de Viseu e Fundação GDA
Olá! Olá!
Suspeitamos que adormeceram. Apenas três meninos entregaram os seus artigos: Fredy Klein, Jirka Gans y Otík Wassermann. Se isto assim continuar, é possível que tanto trabalho acabe connosco, já que vamos ter que escrever cada vez mais artigos. Podem imaginar como isto vai afetar o Kamarád. As nossas cabeças não são fontes inesgotáveis de histórias. Não temam a crítica. Vão ver que os vossos artigos vão melhorar e com isso também vai melhorar Kamarád. O que é que prometeram? Apresentar propostas para as diferentes secções. Onde estão elas?
Iván Polak - Kamarád nº22, 22 de Setembro de 1944
SIC Notícias
Copyright © 2023 Companhia Nacional de Espectáculos - Todos os direitos reservados.