Os Filhos do Mal investiga a relação que as gerações que cresceram depois do 25 de Abril de 1974 têm com o Estado Novo e que memórias é que lhes foram transmitidas desse mesmo passado.
O espetáculo reflete em particular sobre os “filhos” de opositores do regime em confronto com outros cujos “pais” eram apoiantes da ditadura portuguesa.
Em cena, os “actores” são pessoas reais, encontradas através do processo de recolha de testemunhos, representando ali as suas próprias histórias.
Hotel Europa cria este novo espetáculo de teatro documental a partir do conceito de “pós-memória”, definido por Marianne Hirsch no seu livro Postmemory Generation: a “relação que a geração seguinte tem com o pessoal, coletivo e trauma cultural daqueles que vieram antes – experiências que são lembradas apenas através de histórias, imagens e comportamentos daqueles com quem cresceram”.
Este é o segundo capítulo deste ciclo que começou em 2019 com Os Filhos do Colonialismo.
--
"Este é um período bastante traumático na nossa História e tem de ser falado e discutido. E conhecido, através de espetaculos como este e de conversas em família.
Aquilo que estas pessoas que estão em cena tiveram a capacidade de fazer junto dos seus familiares, quando conversaram e procuraram histórias, é um exemplo daquilo que nós devíamos todos fazer: ir para casa e ouvir as histórias dos nossos familiares que ainda estão vivos, porque muitos ainda o estão.
Isto foi há 50 anos."
André Amálio em entrevista a Gabriela Lourenço, São Luíz Teatro Municipal
criação André Amálio
co-criação e movimento Tereza Havlíčková
assistente de criação Cheila Lima
interpretação Ana Rita Ferreira, Ana Sartóris, João Esteves, Marta Salazar Fernandes, Paulo Quedas e Rita Tomé
cenografia Sara Franqueira
criação musical Pedro Salvador
desenho de luz e direcção técnica Joaquim Madaíl
produção Hotel Europa
produção executiva Maria João Santos
coprodução São Luiz Teatro Municipal
agradecimentos Rui Simões, Vitor Lima, Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo e a todos os familiares dos intérpretes deste espetáculo que generosamente partilharam a sua história
fotografia Estelle Valente
promoção, difusão e agendamento Companhia Nacional de Espectáculos
É uma Companhia formada por André Amálio (Portugal) e Tereza Havlíčková (República Checa).
Têm vindo a desenvolver espectáculos de teatro documental que exploram as fronteiras entre teatro, dança e performance. Utilizam no seu trabalho uma sobreposição de material autobiográfico, narrativas familiares, histórias nacionais, testemunhos, entrevistas e pesquisa historiografica. Abordam questões não discutidas na sociedade actual sobre o passado recente ligadas ao colonialismo, fascismo e comunismo, procurando estabelecer pontes entre o passado e o presente. Também discutem nos seus trabalhos questões actuais como a migração, o ambiente e a gentrificação.
O trabalho da Hotel Europa foi apresentado em Portugal, Brasil, França, Alemanha, Espanha, República Checa e Eslováquia.
in Filhos do Mal