Este é um espetáculo de teatro documental em que pessoas reais contam as suas histórias de luta contra o fascismo e o colonialismo português.
Esta é a minha história de amor olha para o passado recente de resistência, focando a atenção no amor e nas relações amorosas que nasceram no seio destas lutas.
Como é que estas relações foram capazes de sobreviver à perseguição do Estado Novo? E como é que, ao mesmo tempo, estiveram na base da sustentabilidade de combates políticos e militares?
Neste espetáculo, tanto o amor como a resistência serão observados de uma forma lata e abrangente.
André Amálio e Tereza Havlíčková foram à procura de histórias entre casais, mas também entre pais e filhos, e entre camaradas de luta.
Em relação ao combate contra a ditadura e o colonialismo português, investigam testemunhos de pessoas que estiveram na clandestinidade, no exílio, e também daqueles que fizeram parte dos movimentos de libertação das antigas colónias portuguesas.
A todos estes, somam-se os pequenos, mas preciosos, atos de resistência na vida quotidiana!
criação e dramaturgia André Amálio
cocriação e movimento Tereza Havlíčková
com André Amálio, Armando Morais, Isabel do Carmo, Mariana Camacho, Mariana Morais e Adolfo Maria, Gouveia de Carvalho, Margarida Tengarrinha, Mário Jorge Maria (em vídeo)
criação e interpretação musical Mariana Camacho
cenografia e figurinos Ana Paula Rocha
desenho de luz e direção técnica Joaquim Madaíl
vídeo Lydie Bárbara
assistência à criação Ana Rita Ferreira
produção executiva Ana Lage
produção Hotel Europa
coprodução Teatro Nacional D. Maria II
promoção, difusão e agendamento Companhia Nacional de Espectáculos
A Hotel Europa é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes
É uma Companhia formada por André Amálio (Portugal) e Tereza Havlíčková (República Checa).
Têm vindo a desenvolver espectáculos de teatro documental que exploram as fronteiras entre teatro, dança e performance. Utilizam no seu trabalho uma sobreposição de material autobiográfico, narrativas familiares, histórias nacionais, testemunhos, entrevistas e pesquisa historiografica. Abordam questões não discutidas na sociedade actual sobre o passado recente ligadas ao colonialismo, fascismo e comunismo, procurando estabelecer pontes entre o passado e o presente. Também discutem nos seus trabalhos questões actuais como a migração, o ambiente e a gentrificação.
O trabalho da Hotel Europa foi apresentado em Portugal, Brasil, França, Alemanha, Espanha, República Checa e Eslováquia.
Maria Martins
este vídeo é propriedade de Teatro Nacional Dona Maria II
Copyright © 2023 Companhia Nacional de Espectáculos - Todos os direitos reservados.